habilidades secundarias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

habilidades secundarias

Mensagem por monstroloko em Sab Mar 10, 2012 12:07 pm

Ola bando de doido!
Tem algum tempo que venho ruminando umas ideias sobre como dar novas opçoes para os personagens se tornarem mais unicos, e dar aos jogadores mais liberdade para tornar seus personagens muito bons, ou pessimos, em algo.

A resposta, na minha opiniao, sao habilidades secundarias. Essas habilidades se referem a subdivisoes das mais gerais com as quais lidamos atualmente, por exemplo: Esportes, poderia ser subdivida em escalada, natacao, corrida, salto, ...

Minha ideia é que sempre que uma habilidade for ser testada, se o jogador tiver uma habilidade secundaria que se aplique a situacao, ela sera jogada NO LUGAR da primaria. Assim pra nadar ao inves de vigor+esportes se testaria vigor+nataçao. Porem esse mesmo jogador nao teria qualquer mudanca nos testes de salto ou corrida(rolaria vigor+esportes para ambos). Sempre que uma habilidade secundaria for usada o teste seria feito com dif -3.

Com isso temos um jogador gastando xp em uma habilidade que seria testada mais raramente, uma habilidade muito mais especifica! Em compensaçao ele ganharia um bonus consideravel nas dificuldades.

Assim as habilidades secundarias nao substituem as primarias, elas as complementam. Um jogador que resolvesse as usar teria vantagens e desvantagens:

1-atuando dentro de sua especialidade ele poderia ter sucessos muito maiores e mais faceis.
2-atuando dentro poderia tentar feitos impossiveis !!!!! (meu favorito)
3-atuando fora nao receberia o bonus e ainda teria menos dados(pois gastou xp nisso, e não na primaria).

Alem de facilitar a realização de atividades difíceis, um teste dif 10 passaria a dif 7, ela torna possíveis atividades impossíveis... por exemplo algo dif 12 passaria a dif 9. Seguem abaixo uns exemplos do que um personagem faz com diferentes níveis de habilidades primarias e secundarias:
Ocultismo e conhecimento da wyrm(wyrm lore):
-Um espírito aparece a ataca os personagens, para saber algo sobre ele rolamos:
-ocult+int dif 9, 1 sucesso- “parece ser um espirito durao”, 3 sucessos – “ha sinais de corrupçao, e ele parece ser ligado aos elementos: .....”
-wyrmLore+int dif 6, 1 sucesso "é um maldito que esta te atacando, eles costumam ser perigosos de se enfrentar sozinho”, 3 sucessos -“ esse é um esguio, e esta agindo de um jeito estranho...” 5 sucessos - "é um esguio, vc já ouviu de um que agiu assim quando caçava em grupo..."

Com isso poderíamos ter mais dinstinção entre os personagens, por exemplo:
-armas de fogo 5 – um atirador generalista, capaz de usar com eficiência varias armas diferentes.
-armas de fogo 3, rifle de precisão 3 – um atirador de elite recém formado, se vira bem com as armas comuns, e com um rifle de atirador pode acertar um inimigo a 2 km de distancia.
-briga 5 – um estivador das docas com anos de experiência em brigas. Sem estilo, porem com punhos duros, reflexos rápidos e sabendo onde bater pra machucar muito.
-briga 5, boxe 5 – Mike Tyson. Punhos duros, maldade no coração e conhecimento de como ler seu adversário, prever seus golpes e movimentos. Sabe como se mover pra desequilibrar, cansar e confundir o adversário.
-briga 5, kung fu 5 – Bruce Lee. Bate forte, sabe dar golpes ao mesmo tempo que se contorse, confundido todos que observam(e quem apanha). Arremessar, derrubar e imobilizar são moleza... vc ate corre pela parede antes de chutar a cara de quem ousa te desafiar.
-briga 0, tai chi 5 – uma vovó de 60 anos com mãos macias, se ela te bater ela q se machuca. Porem se vc atacar... ela sabe usar sua força contra vc! Seus(e nao os dela) socos todos erram, e te desequilibram, seus chutes te derrubam e machucam... ate andar ela usa contra voce! Sua única defesa contra ela é deitar no chão e ficar paradinho, ate ela ir embora.

Bem gente com esse sistema eu costumo jogar ignorando especialidades, mas isso é preferência minha... deve dar pra rolar com elas ainda. Porem eu uso algumas regrinhas pra evitar jogadores autodestrutivos...
1- So se compra habilidade secundaria com XP, nada de já iniciar com elas. (muito importante!)
2- O custo é igual das habilidades primarias... quer ser o bonzão? Pague!
3- Os personagens podem ter tantas secundaria quantas quiserem... serão “Os Caras” quando for algo em suas especialidades! Porem, afundando toda XP nisso, o narrador vai se divertir com eles...
Alguns exemplos de habilidades secundarias que eu pensei, embora haja mais: (As secundarias entre asteriscos e logo a baixo das primarias correspondentes)

Talentos Perícias Conhecimentos
Prontidão:
Esportes:
*natação*
*futebol*
*Corrida*

Briga:
*boxe*
*Muay thay*
*kung fu*

Esquiva:
Empatia:
Expressão:
Intimidação:
*rosnados*
Instinto Primitivo:
*farejar*
Manha:
Lábia:
Empatia com Animais:
Direção:
Etiqueta:
Armas de Fogo:
*rifle de precisão*
*Pistolas*
*sub metralhadoras*

Liderança:
Armas Brancas:
Performance:
Reparos:
Furtividade:
Sobrevivência:
*camuflagem*
*Rastrear*
*Caçar*
Computador:
*segurança de dados*
*criar vírus*
*invasao de sistemas*

Enigmas:
Investigação:
*investigação forense*
Direito:
Linguística:
Medicina:
*cardiologia*
Ocultismo:
*wyrmlore*
*Weaverlore*

Politíca:
Rituais:
Ciência:
*física*
*Química*

Última edição por monstroloko em Seg Mar 12, 2012 11:44 pm, editado 1 vez(es)

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
OFF _  Descrições  _-Minhas Falas-_  #Ações#
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Re: habilidades secundarias

Mensagem por djonnysouza em Sab Mar 10, 2012 6:12 pm

Na Mesa que eu mesmo eu já uso as perícias secundárias desde o inicio da mesa e realmente funciona em muitos efeitos, se torna muito pratico, e tb liberei especialização mas somente para 5 pontos mas pra uma situação expecifica. EX.

Perícia 5 em Rifle de Precisão (Especialização em Recarregar)
em vez de demorar 2 ou 3 turnos para recarregar demora apenas 1 ou 2

Perícia 5 em Kung Fu (Especialização em Combate com Katana)
em vez de usar armas Brancas eu uso Kung Fu, caso o personagem também tenha especialização com Katana em armas Brancas eu dou 1 ou 2 dados a mais ou dificuldade a menos dependendo da situação.

mas a ideá de usar isto aqui no forum achei bem bacana

djonnysouza

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Dom Mar 11, 2012 1:13 am

curti a idéia, podemos colocar esse sistema no forum, criar um tópico para as habilidades secundárias e colocar a regra de aquisição das mesmas, e acho que seria interessante se tipo o narrador libera-se essas habilidades dependendo da utilização dessas habilidades quando posta o xp, já que tem narrador que faz aqueles comentários sobre a sua impressão sobre o personagem e a interpretação e tal, isso claro se vocês assim como eu veem isso como sendo algo possível.
exemplo seria um jogador que durante a crônica fez muito uso de uma subdivisão da habilidade sobrevivência *rastrear* seria lógico liberar a compra dessa habilidade secundária por exemplo...
enfim é só uma sugestão pra evitar aqueles jogadores que colocam xp em coisas que ele nem seguer passou perto de usar e assim comprar essas 'premiações' pelo esforço de forma banal...

Ficha de Salto-Feroz

ação Fala "pensamento" ação destacada
Shirou Assamia
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#FullProfile.aspx?pcy=0&

Mensagem por monstroloko em Dom Mar 11, 2012 1:41 am

me parece uma boa ideia TioShirou Smile

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Dom Mar 11, 2012 6:01 am

Tio Shirou? o0
Shocked

e assim que os outros ferem suas opiniões sobre isso podemos começar a colocar em prática

Ficha de Salto-Feroz

Shirou Assamia
Admin
Admin

Mensagem por monstroloko em Ter Mar 13, 2012 12:03 am

oi djonny, desculpe nao ter te respondido de primeira... eu acabei esquecendo. Li seu post e deletei o email, como so fui ter tempo de responder depois, quando outro email chegou, eu so li o shirou... ai esqueci o seu post :p malz ai!

O seu exemplo da recarga ficou interessante, o da katana me confundiu... isso ai nao seria mais parte da "pericia: Armas brancas" ???

minha "birra" com as especializaçoes é que o sistema nao me parece fazer muito sentido, por isso uso as Hsecundarias no lugar... seu exemplo ficou bom, mas varios outros mais comuns me parecem forçados, ou leves, de mais.

Como exemplo: tem no livro como especializaçao de briga em kung fu ou boxe. Logo a diferença de um cara que treina uma vida em um ou em outra é so na hora de escolher a especializaçao... a dif pra todos os movimentos antes dele atingir o nivel 4 sao iguais... isso nao faz sentido. Mesma coisa para um soldado que atira com uma bazuca e um atirador de elite... o treino é diferente desde o principio... embora ambos aprendam uma parte mais generalista tambem.

No final, permitir ou nao especializacoes nao quebra o jogo, apenas agrada ou nao... eu so estou dando minha opiniao.

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Ter Mar 13, 2012 1:11 am

monstro se não me engano tem um suplemento só com habilidades secundárias, antes do meu pc da problema eu tinha, trás todas as secundárias, e suas devidas descrições de como funciona e em quais situações ela substitui a habilidade primária com mais eficiência, enfim vou procurar e posto o link ai passamos a colocar elas num tópico (provisoriamente na área dos narradores, pra já trazer todo material devidamente organizado e revisado por nos) pra todos os jogadores terem uma idéia de como podem melhoras seus personagens pra que sejam únicos em vários aspectos além dos mais normais e óbvios.

Ficha de Salto-Feroz

Shirou Assamia
Admin
Admin

Mensagem por monstroloko em Ter Mar 13, 2012 1:27 am

Smile TioShirou salvando o dia!

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexwalker em Ter Mar 13, 2012 1:28 am

Sim, habilidades secundárias podem ser usadas... um exemplo simples é demolição...

Se alguem falar que isso é especialização de arma de fogo eu mato...rsrsrs

Daber mexer em explosivos é uma habilidade secundárias pois ficou óbvio que não dá para jogar int + armas de fogo para manusear um explosivo plastivo e saber monta-lo...

Agora.. katana com Kung Fu... NEVER... um é uma arte marcial japonesa derivada do Kendo... então sim seria armas brancas ou Kenjustu...

Kung Fu permite substituir armas brancas qd na especialização do Kung Fu o jogador inclua o estilo.. pois tigre não usa Wai Tsu (espada do Kung Fu) então não se aplica a tudo e todos, mas sim a dif seria menor do que apenas rolar com armas brancas visto a arma estar integrada ao estilo que o jogador escolheu.. e com isso ele sempre andaria com arma dele (Lança, espada, muchaco, etc)...

Um personagem que eu usava tinha arqueirismo.. pois não tem logica usar esportes (ou armas de fogo ou armsa brancas) nisso.. carinha que nunca pegou num arco e tem sports 5, continua tendo dif 9 para conseguir acerar.. enquanto o cara que tem arqueirismo tem dif 5 ou 6 dependendo da distância.. e só aumentaria para tiros realmente dificeis...

----
"May the road rise up to meet you.
May the wind always be at your back.
May the sun shine warm upon your face,
and rains fall soft upon your fields.
And until we meet again,
May God hold you in the palm of His hand."
-An Old Irish Blessing

- - - -
OFF - Descrição de Ações: -- Falas em ON / "Pensamentos" / *Ações* / Comentários em OFF / Stroller (Ficha)
Alexwalker
Andarilhos do Asfalto
Andarilhos do Asfalto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Qua Mar 14, 2012 1:29 am

eu ia procurar hoje o link mas passei o dia com uma puta de uma enxaqueca (é assim que escreve?) fiquei o dia quase todo groque de tanto remédio que tomei e não funcionou... mas até o fim da semana vou posta Smile

Ficha de Salto-Feroz

Shirou Assamia
Admin
Admin

Mensagem por monstroloko em Qua Mar 14, 2012 2:54 am

Sem estresse... passei o dia tendo aula pra caramba... ate por isso mudei meus dias de postagem pra longe da terça... diazinho sinistro!

oq resta de mim esta aqui babando no teclado Razz

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Qua Mar 14, 2012 2:14 pm

kkkkkkkkkkkkk, já sei o que lhe envia se algum dia for te dá um presente de "centésimo" aniversario kkkkkkkkkk Razz

Vou dá uma buscar geral aqui

Ficha de Salto-Feroz

Shirou Assamia
Admin
Admin

Mensagem por monstroloko em Qua Mar 14, 2012 2:38 pm

Shirou Assamia escreveu:kkkkkkkkkkkkk, já sei o que lhe envia se algum dia for te dá um presente de "centésimo" aniversario kkkkkkkkkk Razz

Vou dá uma buscar geral aqui

affraid

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Qui Mar 15, 2012 8:19 pm

site com habilidades secundarias:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://reference.l2fury.com/index.php%3Ftitle%3DSecondary_Skills_Masterlist

site com alguns exemplos:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://worldofdarkness.wikia.com/wiki/Abilities_%28oWoD%29

P.S: esse links a cima estão em sites em inglês que foram traduzidospelo google, então podem esperar alguns erros de interpretação.

E nesse aqui tem muito material
http://sites.google.com/site/bradockrpg/material-de-lobisomem-o-apocalipse

Ficha de Salto-Feroz

Shirou Assamia
Admin
Admin

Mensagem por monstroloko em Sab Mar 17, 2012 12:11 am

esses sites usam o mesmo sistema q eu descrevi? Shocked
eu achando q tinha tido uma boa ideia... ahhaahahh
devo ter lido e esquecido Razz

Morte ao tédio!
ficha-Luke Crow
ficha-Barus
monstroloko
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shirou Assamia em Sab Mar 17, 2012 4:33 am

acabei de dá Upload, http://www.4shared.com/office/z02wX1Ij/Habilidades_Secundrias.html

Ficha de Salto-Feroz

Shirou Assamia
Admin
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: